Bolo de moranga, cenoura, castanhas e outras coisitas

Jesuuuuus, o que é esse bolo? Sem dúvida  um dos melhores que eu já fiz nos últimos tempos. Fofinho, molhadinho, com pedacinhos crocantes das castanhas dentro. Hummm, deu água na boca? Então separa os ingredientes e mão na massa! O resultado é delicioso…

Esta é a terceira vez que faço esse bolo. E a cada vez, a receita vai se modificando um pouquinho. A base é sempre a mesma, mas as frutas e sementes vou colocando conforme o que tenho em casa. Fica gostoso de qualquer jeito. Vamos aos ingredientes:

2 xícaras de farinha integral

2 colheres de chá de fermento

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

2 colheres de chá de canela moída

1 pitada de sal

1/4 de colher de chá de noz moscada moída

1 e 1/2 colher de chá de gengibre fresco ralado (ou um pouco menos do moído seco)

100 gramas de manteiga sem sal ( na última vez usei a ghee)

3/4 de xícara de açúcar mascavo

2 ovos

1 colher de chá de extrato de baunilha

1 xícara e 1/2 de purê de moranga e cenoura (cozinho as duas na água e amasso com um garfo ou passo no processador)

1 maçã grande cortada em cubinhos

1 xícara de uva passa ou cranberries

1/2 xícara de castanhas do pará ou caju ou noz pecã picadinha

Preparo:

Misture todos os ingredientes secos e reserve.

Na batedeira coloque a manteiga e o açúcar. Bata até formar um creme. Acrescente os ovos, um a um e bata. Em seguida coloque o purê de moranga e cenoura, batendo em velocidade baixa. Adicione  as maçãs, a essência de baunilha e o gengibre ralado. Bata só para misturar.

Acrescente os ingredientes secos e misture, nesta parte não precisa bater, só misturar com a colher mesmo. Por último coloque as castanhas e as uvas passas. Eu costumo colocar em forminhas individuais, mas pode usar a forma de bolo inglês ou aquelas de furo central, fica bem bonito.

Leve ao forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 30 minutos ou faça o teste do palito ( fure o bolo com um palito, se ele sair sequinho está pronto).

Polvilhei com um pouco de aveia (mas dá pra usar leite de coco em pó) só pra deixar mais bonitinho. Afinal a gente sempre come primeiro com os olhos, não é? 😉

Faz aí e me conta depois. Tenho certeza que você vai amar!

Beijo da nutri!